O setor fitness no Brasil gerou mais de 2 bilhões de dólares em receita em 2019! Isso colocou o país como o terceiro maior mercado da América, superado apenas pelos Estados Unidos e Canadá.
Conforme informações da International Health, Racquet & Sportsclub Association (IHRSA), até o final do ano anterior, o Brasil contava com mais de 35 mil academias registradas. Esse número coloca o país em segundo lugar no mundo em termos de quantidade de academias e em quarto lugar em termos de usuários de academia, somando 9,6 milhões de pessoas.
O crescimento notável do setor pode ser atribuído ao crescente interesse em produtos e serviços voltados para a saúde e bem-estar, impulsionado pela ampla divulgação dos benefícios do exercício físico para a saúde.
Mercado fitness: o crescimento do setor no Brasil ao longo dos anos
O Brasil já estava entre os maiores mercados fitness do mundo em 2016, ocupando a décima posição, segundo a FIA Business School.
Naquela época, o setor estava começando a se firmar, com um aumento na demanda por espaços para exercícios físicos, qualidade de vida e obtenção da aparência desejada.
Com o aumento do interesse por exercícios físicos, a demanda por outros produtos e serviços relacionados ao setor, como restaurantes, suplementos, cosméticos, moda e nutrição, também cresceu.
Isso levou à modernização dos modelos de negócio, com destaque para as franquias voltadas para um estilo de vida saudável.
De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o número de franquias desse tipo aumentou de 3% do total no país em 2013 para 8% em 2016, representando cerca de 6 mil negócios.
A relevância do mercado fitness no Brasil Mesmo com mais de 9,6 milhões de brasileiros frequentando academias, eles representam menos de 5% da população.
Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país mais sedentário da América Latina, ocupando a quinta posição no ranking global de sedentarismo.
Uma pesquisa recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que aproximadamente 47% dos brasileiros são sedentários.
Esses dados ressaltam a importância de campanhas de conscientização e incentivo ao exercício físico e a serviços que promovam a saúde e qualidade de vida.
Para os empreendedores, essa mudança de comportamento representa uma oportunidade de crescimento para o mercado fitness no país.
Você tem interesse de fazer parte desse mercado e montar o seu próprio estúdio?
Clique e conheça o modelo de negócio da nossa franquia DoctorFit.
Sonhador, determinado e construtor de um mundo melhor, através do empreendedorismo e da saúde. Sócio da Franquia DoctorFit.
Escreva seu comentário sobre esse post!