Franquias em cidades pequenas: 4 vantagens de colocar estúdios de treinamento personalizado funcional em cidades abaixo de 50 mil habitantes.
Talvez você esteja correndo a internet atrás de informações que assegure e te traga confiança para colocar sua primeira empresa.
Pesa o fato de você morar em cidade menores e sentir insegurança se o negócio vai dar certo ali, visto que na maioria das vezes pensamos em Franquias somente em cidades maiores.
Agora olha que interessante: no Brasil tem acontecido um movimento interessante: a interiorização das Franquias.
Um número expressivo de redes tem levado seus modelos de negócios para o interior dos estados, saindo cada vez mais das metrópoles e centros, indo para cidades mais pacatas e interioranas, e motivos são vários do que por que isso tem acontecido.
Vou esmiúça-los e tentar mostrar tamanha oportunidade de se ter estúdios em pequenas cidades, mas sempre cabe a ressalva, que o difere um modelo de negócio de sucesso para um modelo de negócio que não funciona, antes mesmo do mercado, cidade ou empresa é o próprio empreendedor.
Assim não se deixe enganar se te falarem que cidades pequenas, Franquias não dão certo. O que temos visto no dia a dia é prova de que cidades menores comportam nossos modelos de negócio.
Com isso, aproveite o texto e se fizer sentido para você ser nosso Franqueado, envie uma mensagem que um representante irá chamar o mais breve possível.
Vou aproveitar e deixar alguns depoimentos de franqueados nossos de cidades pequenas aqui abaixo.
1 – Custo de Aluguel
Em qualquer modelo de negócio, achar o ponto ideal continua sendo um dos trabalhos mais árduos e desafiantes frente a abertura de estúdios de treinamento personalizado para qualquer empreendedor.
Combinar boa localização, metragem ideal, custo moderado, segurança, pé direito alto entre outras características tem sido cada vez mais difícil, visto que mesmo com a pandemia, existe uma demanda muito grande de empreendedores abrindo estúdios e academias.
E existe uma lógica para isso, cada vez mais as pessoas se deram conta que o exercício físico deixou de ser commodity e transformou-se numa necessidade real, onde cada vez mais começou a ter estúdios, pois agora as pessoas não buscam, mas locais com grande concentração de pessoas, mas sim, espaços com menor número de pessoas e mais qualidade de atendimento.
Agora uma boa notícia, nos interiores temos ficado surpresos ao encontrar essas mesmas boas salas a custos bem menores quando comparado a centros grandes.
Num comparativo simples: uma sala média de 100 metros quadrados numa cidade de 500 mil habitantes custa em torno de R$ 5.000 reais, enquanto numa cidade abaixo de 50 mil habitantes nos encontramos essa mesma sala num custo médio de até R$ 2.500.
Logico que existe uma diferença de ticket médio do cliente numa cidade de interior para uma cidade grande, mas se você pensar uma poupança de 12 meses x R$ 2,500, estamos falando de R$ 30.000 no seu bolso ao final do ano.
Esse é um bom número, não é?
2 – Inovação
Em cidades pequenas, toda novidade gera um burburinho, concorda né?
Esse burburinha gera um movimento de menor custo de investimento em marketing para atrair clientes quando comparado a cidades grandes.
Cidade menores, na sua imensa maioria possui um menor volume de concorrentes diretos quanto a cidades grandes, dessa maneira criando um movimento inovador para cidade.
Com aquela sensação de novidade, a maioria dos estúdios em cidades pequenas já abrem seus negócios um volume de alunos interessantes para serem seus propagandistas da marca.
Pois se torna um diferencial você contar para seus amigos que treina na DoctorFit, a maior Franquia de Treinamento Personalizado Funcional do País.
Enquanto na maioria dos locais, as pessoas estão acostumadas a treinar em ambientes padrões de academia, quando chegamos em cidades menores, as pessoas se deparam com um ambiente totalmente diferenciado.
Um local menor, todo desenhado arquitetonicamente, sem muito maquinário e com um acompanhamento durante toda aula, onde o foco não somente no exercício, mas na experiência do treino.
3 – Mão de obra
Outro fator chave para sucesso de um estúdio: possuir na sua equipe profissionais qualificados.
Em cidades menores esses profissionais em sua grande maioria estão trabalhando em dois ou três serviços para complementar a renda, visto que ganham pouco.
Como nossa proposta passa por um processo de gestão de carreira, conseguimos atrair a melhor qualidade de mão de obra para trabalhar conosco.
Além disso, existe algumas características de cidades pequenas: centros menores fazem com que as pessoas se desloquem com maior facilidade pela cidade, assim não precisando na maioria das vezes necessitar passar horas no trânsito para chegar no ambiente de trabalho.
Com isso, o custo do profissional é menor na maioria as vezes para empresa e o profissional ganha qualidade de vida nesse sentido, pois não precisa passar pelo menos duas a três horas por dia em transito.
Essas duas ou três horas serve tanto para ele aumentar faturamento quanto para focar em estudar mais para sua carreira, desenvolver outras habilidades, ou mesmo auxiliar dentro do estúdio com processos como avaliação física, apresentação da empresa
4 – Retenção
Agora o último tópico e talvez um dos mais importantes em abertura de empresas quando citamos o por que vale muito a pena colocar estúdios em cidades abaixo de 50.000 habitantes.
Cidades menores possuem uma característica peculiar quanto a retenção de clientes.
Como na maioria das vezes as pessoas se conhecem de outros locais, em cidades pequenas pesa-se muito o fato da relação pessoal na hora da decisão de onde treinar e onde permanecer.
Obvio, desde que você ofereça um bom serviço.
Como cidades menores possuem menor quantidade de concorrentes, seu cliente acaba colocando muito na balança seu serviço e relação e não a procura por outro local de treinamento, visto que não se possui muitas experiências.
Concluindo: se seu sonho é ter um estúdio próprio, mas você fica inseguro por estar numa cidade pequena, pode tranquilizar-se, dá certo e é uma excelente oportunidade.
Até semana que vem!
Sonhador, determinado e construtor de um mundo melhor, através do empreendedorismo e da saúde. Sócio da Franquia DoctorFit.
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