A lição do bife a cavalo.
O bife a cavalo é um prato típico do português. Composto de carne e ovo, é habitual na cozinha do brasileiro. Acredito que muitos de vocês saborearam essa iguaria. Nessa receita estão envolvidos a galinha entrando com o ovo e o boi oferecendo a carne.
A reflexão aqui é a importância que os dois animais dão ao prato.
Enquanto o boi dá a vida para o prato a galinha está envolvida apenas com o ovo.
Não que o ovo não seja importante, muito pelo contrário, senão seria apenas um bife, mas a questão é a entrega no prato.
Fazendo uma correlação com nossa vida pessoal e profissional: você não obterá resultado algum se não se comprometer com o prato do seu objetivo.
Sabe aquela sensação de desgaste ao final de um treino por ter feito o melhor possível? Aquele sentimento de entrega por ter trabalhado acima do seu normal e se esforçado o máximo que pôde? Isso é o comprometimento.
E é sobre esse tema que irei detalhar hoje.
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Tópico 1 – Traz para si mesmo as responsabilidades sobre sucesso e fracasso
Autorresponsabilidade é um tema que estudei há alguns anos e foi fundamental tanto para minha vida pessoal quanto profissional. A primeira vez que tive contato foi através de uma psicóloga que me acompanhava em sessões quinzenais.
Fui para a psicóloga, pois chegava na vida adulta com muitas crenças limitantes, e essas estavam afetando meu trabalho e minha vida pessoal.
Vinha acumulando muitos erros e transferindo para outras pessoas as responsabilidades sobre os fracassos ou sucessos da minha vida.
Após algumas sessões com a psicóloga entendi que o que acontecia na minha vida era responsabilidade somente minha, independente se esses resultados fossem positivos ou não.
Quando você entende e aceita que sua vida e negócio dependem exclusivamente de você, o processo se torna mais claro, mais treinável, te fornecendo a chance de planejar e tornar previsível sua caminhada.
Óbvio que o papel aceita tudo e 100% que você planejou dificilmente vai acontecer, mas, o ato de você ter clareza sobre os próximos passos já te joga numa posição de mensurar seus resultados, e, quanto mais você mede, mais você gerencia.
Assim, assuma seus resultados, independe se forem eles positivos ou não.
Tópico 2 – Atua em conjunto com a sua equipe para atingir os resultados
Existem dois grandes fatores de o porquê você deve ter equipe o mais rápido e breve possível: 1º trazer pessoas melhores que você, com habilidades e talentos que você não possui e não tem tempo para aprender, pois seu custo hora é maior que o do funcionário e, 2º escalá-la da maneira mais rápida e com melhor qualidade possível para ganhar Market share.
Quando você inicia seu negócio é normal você abraçar todos os campos de trabalho.
Indo da gestão à venda, passando pelo marketing e finanças.
Mas não é isso que te leva para o próximo passo.
O X da questão de ter uma equipe e trabalhar junto dela é unir habilidades em prol de um objetivo específico e mensurável para colher os frutos dessa meta.
Um bom líder deve guiar sua equipe para atingir resultados. Deve trabalhar junto, acoplando as habilidades de cada um.
Num cenário competitivo como o nosso, ter uma equipe engajada que compre seu sonho e entenda sua cultura é o maior diferencial competitivo que se pode ter.
Um dos maiores jogadores de basquete da história, Michael Jordan, uma vez disse: “O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe ganha campeonatos”.
Tópico 3 – Coloca o relacionamento com os clientes acima das necessidades de curto prazo
Dentre os ensinamentos que a pandemia trouxe o de manter o relacionamento forte, próximo e valorizar os clientes, foram os principais.
Há pandemia nos fez agir rápido, aproximando ainda mais o contato com os alunos, levando segurança e mostrando que estávamos do lado deles mesmo em meio ao caos.
Nossos estúdios fecharam suas atividades bruscamente e não houve um planejamento prévio que antecedesse essa crise, mas como nosso contato sempre foi personalizado com os alunos, nossa bonificação foi que a grande maioria continuou pagando normalmente.
E os alunos que não tinham condições de pagar, negociamos e permanecemos atendo-os online e oferecendo o suporte que necessitavam.
Existe um estudo da google, que aponta que o custo de conquistar um cliente chega a ser até 7x mais que manter o seu atual.
Já Kotler, um dos papas da gestão, fala que relacionamento com seus clientes é a prática para construção de relações satisfatórias de longo prazo para ambas as partes.
Você pode ter o melhor produto e marketing na sua empresa, mas se não cuidar do seu cliente, no curto prazo, sua empresa não sobreviverá no longo prazo.
Então, finalizando ainda com Kotler: “Se você criar um caso de amor com seus clientes, eles mesmos farão sua publicidade”!
Sonhador, determinado e construtor de um mundo melhor, através do empreendedorismo e da saúde. Sócio da Franquia DoctorFit.
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