No artigo que escrevo para você, vamos focar em campanhas de Facebook e Instagram que você precisa colocar para rodar o quanto antes!
Então, você colocar dinheiro em campanhas patrocinadas no Facebook e Instagram. Ai um amigo seu te falou que impulsiona com 10 reais, é o assim que funciona. E agora? É isso mesmo?
Não é o ideal
E respondendo a pergunta do título deste artigo: Não existe uma fórmula mágica que irá funcionar em todos os casos. A ideia desse texto é te direcionar em uma estratégia de campanha mais elaborada, e passar o meu expertise do que funciona mais funciona para nós durante os lançamentos que fazemos aos nossos franqueados. Certo?
Mas, antes de investir o seu dinheiro em anúncios, preciso te passar algumas informações.
Não saia impulsionando seus conteúdos sem nenhuma estratégia, a não ser que você queira queimar dinheiro. Não precisa ser um plano de marketing super estruturado, com 189 páginas de estratégias e ideias que você vai executar durante o ano. Isso você faz depois, agora você precisa simplesmente executar algo, começar a entender como funciona a compra de mídia paga da internet e trazer alunos para o seu estúdio. Mas, de qualquer forma você precisa parar e pensar no que você vai fazer.
Vamos pensar em algumas etapas que podemos direcionar e começar uma estratégia, preparado(a)? Vamos lá.
Defina o seu objetivo
Pegue um papel e uma caneta e escreva qual é o seu principal objetivo. (vender mais eu sei 😎, ter mais alunos 😜).
Qual mídia irei usar?
Definido o objetivo, pense em que tipo de mídia você vai usar: Uma arte, uma foto, um vídeo do produto, um vídeo de conteúdo, um vídeo da equipe. Pense de forma criativa e tendo a visão do que o teu cliente vai perceber ou receber através dessa mídia que você vai distribuir.
Quanto de orçamento eu tenho
Agora, defina um orçamento. Se você trabalhar com o objetivo de vender mais você precisa ter consciência de que comprar mídia paga é um investimento, é o custo de aquisição dos eu cliente, você acha que com R$10 reais vai conquistar quantos clientes?
Quanto mais racional o seu produto/serviço, mais complexo será o convencimento, por consequência o custo de aquisição será mais caro. Fatores como tamanho do público selecionado no seu raio de atuação e concorrentes no mesmo raio de atuação, podem fazer com que o seu custo de aquisição de clientes (CAC) aumente.
Direcionando o público
Por fim, defina o público. Você tem verba suficiente para atingir a cidade inteira? Seu público viria de longe para o seu estúdio? Não adianta anunciar para todo mundo se seu raio de atuação não for esse e se sua verba não for alta o suficiente. Defina o raio de atuação, defina a idade do seu público ideal.
Anotou tudo? Agora chegou a hora de colocar a mão na massa.
Duas campanhas que você precisa ter rodando diariamente na sua empresa:
Campanha de conversão ou de mensagens no WhatsApp.
Se você vende ou capta clientes pelo seu site, uma campanha de conversão bem otimizada poderá te trazer bons cadastros. Já se o seu meio de comunicação mais rápido e eficiente for via WhatsApp, faça campanhas de mensagem para WhatsApp. Coloque uma boa parte da sua verba aqui.
Com o tempo, analise o custo de aquisição de cada cliente e vá otimizando seu orçamento. Se você já tiver uma boa base de pessoas engajadas é legal anunciar para quem se envolveu com seu Instagram, com seu Facebook e com seu site. Mas ainda pode anunciar para qualquer pessoa no seu raio de atuação.
Campanha de alcance, engajamento ou visualização de vídeo
Para fortalecer a sua marca, engajar novos públicos e ir melhorando a segmentação das suas campanhas. Escolha os melhores conteúdos para o público que você definiu.
Aqui se você quiser pode trabalhar com o mínimo possível de verba (R$5,70/ dias atualmente) e ir testando quais conteúdos funcionam melhor e vai mudando-os com o tempo. Essa campanha vai distribuir seu conteúdo para o pessoal que não te conhece, atraindo assim novos potenciais alunos.
Assim você vai distribuir o seu conteúdo e captar potenciais clientes de forma organizada, entendendo os dados que a ferramenta te devolverá e poderá, inclusive, otimizar o seu investimento. Não vai simplesmente apertar um botão azul colocar R$50,00 para 5 dias e contar com a sorte.
Parece meio complexo, mas com o tempo você se acostuma!
Nós costumamos falar para nossos franqueados em reuniões de marketing, que temos que ter foco total em prospecção ativa e isso é óbvio. Você precisa de dinheiro entrando no caixa da empresa para conseguir pagar as contas e colocar dinheiro em seus anúncios.
No começo o custo pode ser mais elevado, talvez você precise falar com muita gente para converter a quantidade ideal de alunos. Até porque no início você vai anunciar para quem não te conhece. Mas com o tempo você vai criar uma base sólida de contatos e de engajamento e vai poder otimizar seus resultados.
Os que você precisa entender ao comprar mídia paga nas redes sociais é que você vai precisar ter consistência nas campanhas, testar muita coisa, analisar os dados e não contar com a sorte. Para isso você vai precisar de tempo e dinheiro.
Do outro lado da campanha
Vou deixar algo aqui nesse artigo para você pensar e acompanhar nossos próximos artigos.
Em uma campanha patrocinada existem 3 pontos que precisam estar interligados.
Em uma ponta está o prospecto que acabou de ver e se envolver com a sua campanha, no meio tem a campanha em si rodando e sendo otimizada para encontrar a pessoa certa e na outra ponta está o seu time de vendas.
De nada adianta você colocar dinheiro e tempo em suas campanhas se ao receber um prospecto você perder o timming da venda ou simplesmente não ter o processo de venda bem estruturado para converter com excelência.
Mas isso é tópico para outro artigo.
O que eu quero que você faça hoje é, anotar o que eu te pedi anteriormente, criar um planejamento básico inicial e começar a rodar campanhas.
Se você precisar aprender sobre como fazer essas campanhas, basta entrar na própria central de ajuda do Facebook que tem um conteúdo riquíssimo por lá. E claro, comente abaixo desse artigo suas principais dúvidas que eu vou te ajudar.
E se quiser compartilhar sua experiência com anúncios hoje, comenta aí! Vamos trocar ideias.
Vou deixar aqui sugestões de conteúdo para você ler:
=> https://www.doctorfit.com.br/blog/como-emplacar-a-minha-marca-na-cabeca-do-meu-cliente/
==> https://www.doctorfit.com.br/blog/o-passo-a-passo-para-aprender-a-vender-de-vez/
==> https://www.doctorfit.com.br/blog/impulsionar-ou-criar-campanhas-o-que-devo-fazer/
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Vamos iniciar uma série de lives sobre como ter um estúdio de sucesso.
Espero você lá.
Até a próxima!
Consultor de marketing digital pela Alb Digital e Gestor de marketing na DoctorFit Franquia.
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