Liderar uma equipe ou até mesmo uma empresa inteira, é um enorme desafio para os líderes, e, uma das perguntas que mais rodeiam suas mentes é: como posso ser um bom gestor?
Com a tecnologia ao nosso lado, as informações se atualizam de forma muito acelerada, para tanto é preciso dedicação e emprenho para manter o conhecimento em dia. Alguns pontos chaves que caracterizam um bom gestor, independentemente do tempo, precisam estar sempre presentes.
1. INVISTA EM CONHECIMENTO, SEMPRE!
O que é muito importante entender é que o processo de se tornar um bom gestor nunca tem fim! Você precisa constantemente estar investindo em conhecimento para se manter atualizado, ficar de olho no que está acontecendo no mercado, investir em cursos que te capacitem a estar extraindo o melhor da sua equipe.
2. REUNIÕES CONECTAM A EQUIPE
Ter reuniões colaborativas é uma excelente forma de se conectar com sua equipe, permitindo que ocorram debates sobre assuntos da empresa, que a equipe possa trazer ideias do que pode ser melhorado e até mesmo inovado. Isso dará uma situação geral de como anda o pensamento da equipe, caso haja uma diferença muito grande de pensamentos, cabe ao gestor alinhar as ideias para que todos caminhem em uma mesma direção com a empresa e seus propósitos.
3. INCENTIVE A CULTURA DE RESULTADOS
Incentivar a cultura de resultados é algo que ajudará muito seus colaboradores a estarem motivados, evitando que fiquem de corpo mole e que façam as coisas de qualquer jeito dentro de cada função, mas tenha cuidado para não criar um sistema que desfavoreça os outros, o que pode criar rixas internas e quebrar a união da equipe. Desenvolva recompensas justas, desta forma todos saem ganhando.
4. UM BOM GESTOR ESTÁ SEMPRE INVESTINDO EM INOVAÇÃO
Estar comprometido com a inovação é fundamental para se tornar um bom gestor. Buscar maneiras de melhorar a sua empresa, de desenvolver novos processos e produtos. Uma empresa que não investe em inovação está fadada a falência, principalmente com o avanço da tecnologia, as coisas evoluem muito rápido e se você não acompanhar esta evolução, os seus concorrentes irão dominar você e todo o setor que estiver parado no tempo.
5. DESENVOLVA E ANALISE SEUS PROCESSOS
Assim como é importante gerir bem as pessoas, um bom líder está sempre de olho na lucratividade e eficiência dos processos. Conhecer os seus números e saber interpretá-los é uma tarefa fundamental. É com base nestas informações que você consegue observar onde estão as falhas dentro da sua empresa, definir novas metas e direcionar sua equipe para o que eles precisam fazer. Se um processo estiver falhando muito, ele afetará todos os outros, por isso, é extremamente importante manter o controle desses números.
6. ESTABELEÇA PLANOS, METAS E CUIDE DOS CUSTOS DA EMPRESA
Imagine que sua empresa é um barco grande, bonito e cheio de riquezas, e você como gestor é o capitão deste barco. Se você se deixar levar pelas marés e correntezas duas coisas podem acontecer: a primeira é que seu barco nem saia muito do lugar, e a outra é que você vá parar bem em meio às rochas. Agora se você traça um caminho, estuda as correntezas, mesmo que passe por meio de uma tempestade (crise), você sabe por onde está indo, e onde quer chegar. E é isso que as metas e planos fazem com a sua empresa. Pode ser que no meio do caminho você tenha que se adaptar e pegar uma rota diferente, mas você sempre sabe para onde está indo. Portanto, tenha boas metas e planos, não deixe seu barco à deriva.
Em momentos difíceis um bom gestor precisa saber reduzir custos de forma inteligente, o mais comum e mais fácil é reduzir o número de funcionários, porém, muitas vezes essa não é a melhor atitude a se tomar, pois ao mesmo tempo que você está removendo um funcionário, você está jogando fora o valor investido em treinamento deste profissional, e também terá custos na aquisição de novos funcionários. Uma forma inteligente de reduzir custos seria evitar gastos equivocados como excesso de papel, consumo de energia, água, internet e telefone. Reduzir esses custos para somente o essencial garante uma quantia de dinheiro que pode ser gasta de forma que traga mais resultados lucrativos para a empresa.
7. SAIBA EQUILIBRAR O QUE É PESSOAL E O QUE É PROFISSIONAL
Saiba estabelecer limites entre sua vida pessoal e profissional. Gerenciar toda uma empresa demanda muita atenção, dedicação, tempo e foco, entretanto não podemos esquecer que além de gestor, você também tem sua vida pessoal. O desequilíbrio de um lado ou de outro vai afetar negativamente sua vida, portanto estabeleça momentos de lazer, passe um tempo com sua família, faça um esporte que gosta ou realize a viagem que sonha. Ter esses momentos de lazer e recompensa são fundamentais para que você esteja bem emocionalmente e não desenvolva estresse por excesso de trabalho.
8. SEJA O EXEMPLO
Ensine através do exemplo. Ser um bom líder está diretamente relacionado a ser um bom exemplo para a sua equipe, as pessoas não seguem alguém “mandão” e arrogante, elas seguem bons exemplos. Demonstre comprometimento e que se importa com as pessoas que trabalham contigo, seja organizado e responsável, desta forma, quando precisar chamar a atenção de algum colaborador, essa pessoa lhe dará muito mais ouvidos, pois não há o que argumentar quando vemos o líder dando tudo de si para a empresa e para a sua equipe. Imagine um cabo de guerra, onde o líder é o primeiro homem da fila que está puxando esse cabo, inspirando seus companheiros pelo esforço e exemplo, ao invés de ser o líder que fica do lado de fora apenas mandando que puxem o cabo ou serão demitidos.
Preparado para ser um bom gestor?
Espero que tenha gostado da leitura.
Até a próxima.
Executivo de Expansão da DoctorFit.
22 anos, mudou sua vida através do esporte, largando uma vida sedentária. Hoje busca trazer saúde e qualidade de vida das pessoas queridas a sua volta
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