O marketing de conteúdo é uma forma de se tornar autoridade em determinado nicho, nutrindo o público-alvo com conteúdos relevantes sobre seu setor de atuação
O marketing de conteúdo é usado para criar e distribuir conteúdo relevante para seu público alvo. As publicações têm como finalidade ajudar o público-alvo a solucionar seus problemas e a empresa se tornar uma autoridade no assunto.
O marketing de conteúdo fala sobre o nicho de mercado em que a empresa está inserida, ou seja, não busca promover explicitamente a marca, mas sim proporcionar conteúdos que ajudem os clientes no dia a dia.
Existem muitas maneiras de aplicar e executar uma boa estratégia de marketing de conteúdo. Alguns métodos podem ser: blog, conteúdo rico, vídeo, mídia social ou e-mail marketing. As possibilidades são diversas, ao considerar produzir um conteúdo você precisa definir o formato e os resultados que deseja alcançar.
Como você pode ver, marketing de conteúdo é muito mais do que apenas escrever um artigo em um blog ou criar uma postagem no Facebook, é necessário refletir sobre o que escrever, quando publicar, quais canais serão usados para promover o conteúdo. Por isso, hoje vamos falar sobre os 4 princípios do marketing de conteúdo:
1. Seja simples
A simplificação leva à democratização, que por si só leva a mudanças em todo o setor econômico devido à entrada das massas. O que antes era restrito a poucas pessoas, de repente se abriu ao público, o que fez com que todas as regras mudassem.
2. Tenha sempre em mente a sua persona
Trate seus clientes como a base para todas as decisões e planejamento. Na verdade, os consumidores devem ser o ponto de partida e de chegada de todas as decisões da empresa. O que eu disse não é novidade, mas algumas empresas não apenas escutam as opiniões dos clientes, como permitem que eles participem da rotina da empresa.
3. Seja ético
Vivemos em uma era de transparência. É importante perceber que, com a Internet, nada pode ficar escondido por muito tempo. Será mais fácil tratar a moralidade como um valor acima de tudo, isso é, disponibilizar tempo para explicar aos seus clientes o motivo da sua empresa ter determinado posicionamento no mercado.
4. Construa um relacionamento forte com sua audiência
Com o tempo, os relacionamentos que sua empresa constrói levarão a mais e mais vendas. As empresas que promovem os relacionamentos sólidos crescem significativamente. Leve seus anúncios, suas conversas e suas histórias para o seu público.
Falamos sobre os princípios do marketing de conteúdo, mas devo estar em todas as mídias sociais?
A resposta é não, ao decidir criar um perfil para sua empresa nas redes socais opte por aqueles que possuem sintonia com seu público-alvo. A internet deve ser um facilitador, onde o seu público possa interagir com cada postagem, participante mesmo que distante, da rotina da empresa.
Entendi que não preciso estar em todas as redes, mas por onde começo a criar o marketing de conteúdo?
Vamos voltar ao segundo princípio: Tenha sempre a sua persona em mente, pois é por meio dela que você irá construir um conteúdo adequado para sua estratégia. Por exemplo, se a sua estratégia é fazer com que as pessoas te encontrem pelas redes sociais, que tal criar um conteúdo de valor interessante falando sobre o seu nicho de atuação?
Ou, se a sua intenção é manter um relacionamento com um cliente que já está no fundo do funil, a melhor estratégia é criar um e-mail marketing para nutrição da lead.
O melhor jeito de começar a criar sua estratégia de marketing de conteúdo é planejando suas ações, crie uma agenda de postagens com temas interessantes para o seu público.
Para finalizar…
É importante ter em mente que ler algo na internet é totalmente diferente da leitura de um jornal ou livro. Seja no blog ou no Instagram, é preciso que o seu texto seja escaneável e atraente, fazendo que a atenção do seu leitor seja capturada.
A produção de posts no blog é muito importante para atrair visitantes ao seu site e fazer da sua empresa uma referência no mercado, mas para uma estratégia completa de marketing de conteúdo é preciso haver uma conversão intermediária para fisgar o olhar do leitor. Por isso, enriqueça seu conteúdo com subtítulos, imagens, infográficos, vídeos e os demais recursos que ajudem a tornar seu conteúdo mais agradável.
O marketing de conteúdo é algo que vale a pena ser investido, aqui na DoctorFit, oferecemos aos nossos franqueados treinamento e apoio nessa área tão importante, venha fazer parte da nossa família, peça sua apresentação.
Consultor de marketing digital pela Alb Digital e Gestor de marketing na DoctorFit Franquia.
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