“Você só evolui e se desenvolve em tempos de crise, em momentos de alforria você não corta gastos ou se reorganiza.”
O ano de 2020 nos ensinou alguns conceitos que serão fundamentais para continuação de nossa vida empreendedora: maior capital de giro, digitalização da empresa, produtos online, maior tomada de espaço no ambiente online, enfim, alguns desses conceitos vão continuar a existir.
Mas também aprendemos vários pontos positivos de o por que vale muito a pena abrir uma franquia em momentos como de hoje.
Sempre relembrando que comprar uma franquia é adquirir um modelo já testado pelo tempo, ou seja, que já passou pela maturidade que empresas novas ainda não passaram.
Mas, mesmo possuindo essa maturidade, franquias agem como um ecossistema aberto, ou seja, sempre se reinventando, e foi nesse movimento de reinvenção que aprendemos sobre como agir em momento de crise.
E é sobre esses pontos que quero falar com você hoje.
O quarto é o principal, porem ele só fará sentido se for conversado entre os outros, por isso não adianta pular direto, leia, compreenda e entenda todos.
Vamos lá?
1 – Negociação do ponto comercial
Achar o ponto ideal é antes de tudo, uma tarefa que envolve tempo e demanda de sala: tempo no sentido de não ter que acelerar para fechar com qualquer sala por que faltam-se ofertas e demanda no sentido de que quando a economia flui normalmente existe uma maior procura por salas, assim se tornando mais escasso e caro a locação de salas.
Ninguém ficou feliz com as pessoas encerrando seus negócios e infelizmente encontramos muitos negociantes fechando suas empresas depois de anos de vida dedicado nessas empresa, e toda essa situação de fechamento de pontos acaba refletindo num estado emocional fragilizado do proprietário do ponto, pois o mesmo entende que se torna mais difícil locar de uma hora para outra, assim ao chegarmos com uma proposta de aluguel e um histórico de bons resultados, passa-se a ter uma facilidade para contratação do ponto.
Vale ressaltar também as negociações com os proprietários da sala nesses momentos, pois se tornou mais fácil conseguir carências e alugueis mais baixos, visto que ao inaugurar uma unidade você vai ter pelo menos 30 dias de sala fechada.
Então, não que estejamos feliz com o fechamento de muitos negócios, porem abriu muitas possibilidades de negociação facilitada.
2 – Contratação de equipe
Antes de tudo, contratar bons profissionais, é um conjunto de sorte com competência.
Sorte como comentado no ponto anterior, fica no contexto de que muitas academias fecharam e muitos estudantes de educação física se formaram e com essas interferências, o mercado aumentou a oferta de profissionais de educação física formado a procura de trabalho.
Tendo essa demanda toda na mão, você passa a conseguir entrevistar mais pessoas para as vagas que assim deseja preencher.
Mas só a demanda não é o bastante, você carece de competência para contratar da maneira correta, dentro das caraterísticas necessárias para função, pois o turnover de profissionais é extremamente prejudicial para empresa e para clientes.
Com isso, caso aproveite a oportunidade para adquirir uma franquia, aproveite essa demanda para trazer os melhores profissionais pra dentro de casa.
3 – Preparação com mais tempo para abertura da loja
Abrir um estúdio, envolve muitas ações e essas vão desde contratação de pessoal, estrutura que envolva elétrica, hidráulica, pintura, marketing inicial, pré-vendas, treinamento dos manuais da empresa e vários outros fatores, dessa maneira ocasionando com que você acabe sempre ou fazendo as coisas rápido demais, sem dar a devida atenção, ou com pouca qualidade, de maneira que não fique satisfatório.
Também vale salientar que muitas vezes o franqueado não possui todo o capital, mas faz muito sentido para ele conseguir colocar o negócio de pé, então, várias franquias acabam dando facilidade de o franqueado pagar a taxa de franquia vigente e abrir somente no próximo ano, tendo assim, mais tempo para capitalizar o restante dos valores.
Mas o fator principal ainda é tempo para organizar todas as tarefas. Geralmente abrir uma franquia como a nossa envolve 90 a 120 dias, variando de três a quatro meses então, e tendo o tempo a seu favor para locar a sala com calma, achar os melhores profissionais, conseguir executar com detalhes, cada uma das tarefas, fazem com que você abra as portas muito mais preparado.
4 – Falta de experiência em gestão de estúdios
Esse é o grane ponto, esse é o benefício um desse momento.
O mercado de academias já amadureceu, nele estão presentes muitos gestores com experiencia em muitos negócios, já o mercado de estúdios ainda é um mercado novo e imaturo, dessa maneira, quem já possui uma bagagem maior para tocar negócios acaba aproveitando essa oportunidade.
E uma das principais oportunidades é a tomada de espaço por parte do marketing.
Maioria dos estúdios quando fechou, os proprietários (na sua grande maioria profissionais da área da saúde) observaram aquela parada não como um momento estratégico para preparam-se para digitalizar a empresa, ter um produto digital, aumentar seu espaço online. Muitos deles utilizou como férias.
Construiu e gravou treinos para seus clientes, enviou via Whatsapp e literalmente ficou por isso, acaba que os alunos precisavam ser motivados e persuadidos a tomarem uma ação para continuar treinando e como não houve essa ação, eles ou pararam ou voltaram somente quando reabriu.
Assim sendo, o que quero deixar registrado é a clareza de uma área que ainda não está madura, onde seus players na grande maioria são imaturos quanto a gestão de estúdios.
Porem como todo mercado que está em franco crescimento, esse processo de imaturidade está chegando ao fim, onde dentro de três a cinco anos, acredito eu, vai ser um dos mercados mais maduros que existe, sendo que quem entrar antes, irá aproveitar a guinada.
Por fim, as perspectivas são melhores para o ano de 2022, assim você deve ter cautela na tomada de decisão, mas não pode ser inseguro demais em não agir diante da possibilidade de uma excelente proposta.
Sonhador, determinado e construtor de um mundo melhor, através do empreendedorismo e da saúde. Sócio da Franquia DoctorFit.
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