Você acabou de montar seu negócio, mas se sente meio perdido em como administrá-lo? Não sabe por onde começar a focar para que seu negócio comece a crescer de forma sólida e lucrativa?

Então preste bastante atenção neste artigo, onde iremos lhe ajudar a compreender quais as principais funções de um bom administrador e como você pode se organizar e dar a devida atenção para cada uma das áreas.

Fundamentos da Administração

Organização

Um dos principais pilares da administração é a organização. É fundamental que o gestor seja uma pessoa bem organizada com todos os processos que ocorrem dentro e fora da empresa. Ter a sua agenda organizada para o dia, semana e mês permite que você possa distribuir sua atenção para os assuntos mais importantes e urgentes, sem que isso vire uma bola de neve que venha a te sobrecarregar, o que provavelmente te fará perder dinheiro e tempo.

Disciplina

O segundo pilar fundamental para ser um excelente administrador é a disciplina. Gerenciar uma empresa, dividir seu foco e atenção e ainda conciliar a vida pessoal é algo cansativo e que exige bastante da nossa mente. É normal que em alguns momentos você se sinta exausto e sem motivação, e é exatamente nessas horas que sua disciplina entra em ação.              

É necessário desenvolver a capacidade de continuar fazendo o que precisa ser feito todos os dias para que você possa atingir os objetivos que deseja tanto para sua empresa quanto vida pessoal. Dividir grandes metas em menores fará com que a realização de alcançar uma meta lhe mantenha motivado para conquistar a próxima. Também permite que você possa ter uma visão mais clara de toda a jornada para alcançar o objetivo principal.

Boa Comunicação

Conseguir transmitir as suas ideias de forma clara e direta para a sua equipe é algo indispensável. Não adianta você estudar o cenário da empresa, elaborar todo um planejamento, se na hora de passar esse planejamento para seus funcionários, as ideias não ficam claras e na mesma página. Todos precisam estar caminhando juntos na mesma direção, e ter uma comunicação limpa e de fácil interpretação fará com que seus planejamentos sejam executados de uma forma mais fácil e objetiva. O que, no final, irá lhe poupar tempo e dinheiro.

Agora que você já entende alguns dos principais pilares da administração, está na hora de falarmos sobre alguns pontos que devem estar presentes no seu dia a dia administrando sua empresa.

Pense e busque o melhor cenário, mas sempre preparado para o pior

Ter em mente o cenário ideal lhe servirá como um objetivo a conquistar. Mas sabemos que, na prática, não é tão simples assim. E é exatamente quando nos preparamos para o que pode acontecer de pior, que ter claramente o que pode acontecer e já planejar soluções para essas situações fará com que você lide de forma rápida com esses problemas que irão acontecer. Talvez não todos e nem de uma vez, mas estar pronto para lidar com eles irá minimizar prejuízos. E quanto mais rápido você lidar com essas situações, mais rápido sua empresa voltará a crescer e se consolidar, pois não se trata SE um problema vai acontecer ou não, mas COMO você vai lidar com ele.

===> O segredo da mentalidade dos empreendedores de sucesso

Funções

  • PLANEJAR
  • ORGANIZAR
  • DIRIGIR
  • CONTROLAR

Toda empresa ou projeto começa pelo planejamento, onde são definidos os objetivos, o propósito, o que é preciso para que o plano seja executado, como ele será executado e por quanto tempo.

Ter um excelente controle financeiro é fundamental para que você consiga montar um bom planejamento, conhecer e saber interpretar os números da sua empresa, identificar onde os processos podem estar falhando e, com base nessas informações, escolher a melhor ação a se tomar.

Ter uma boa equipe que complemente suas habilidades como administrador lhe permite dirigir funções específicas de acordo com cada pessoa. Dessa forma, além de dividir melhor as tarefas, você consegue direcionar o seu foco para a área que mais possui domínio e julga ser importante no momento. É muito comum quando você está começando um novo negócio, onde está super empolgado e com motivação, que você queira abraçar tudo de uma vez. Mas o que provavelmente irá acontecer é que você não conseguirá performar bem em todas as tarefas e vai se sobrecarregar. Isso pode ou atrasar o seu crescimento, mas também em alguns casos lhe gerar prejuízo. Portanto, invista em ter bons profissionais na sua equipe e que tenham os valores que você considera importante para a empresa. Desta forma, seu crescimento será sólido e avassalador.

Saber delegar funções é importante, mas lembre-se que a responsabilidade ainda é sua. Ter o controle das situações que acontecem na empresa e se manter próximo a elas fará com que você mantenha todos na direção correta. Se você se mostrar ausente com algum setor, com certeza ele irá sair do rumo, deixará de performar da melhor forma.

Flexibilidade

Com a velocidade que as coisas evoluem nos dias de hoje, o administrador precisa ser flexível com relação às mudanças. Perder oportunidades que a tecnologia oferece por medo de mudar pode acabar te deixando para trás em relação à concorrência. É claro que você não vai sair mudando tudo de qualquer jeito; é preciso fazer um estudo e planejamento para analisar como essa nova tecnologia pode melhorar seu negócio e também qual a viabilidade da implementação na sua empresa.

O importante é estar aberto a novas ideias sem se prender a crenças antigas, pois hoje em dia quem não investe em tecnologia em pouco tempo será engolido pelo mercado.

Até a próxima!

Divulgue para todo mundo :D

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