Essa semana o pessoal da franquia DoctorFit me desafiou a fazer um texto sobre emagrecimento, juro que estou há três dias pensando no que escrever!
Emagrecimento é uma palavra tão batida em milhares de páginas da internet, nos programas de TV, nas redes sociais, nas conversas do dia a dia. Sempre tem alguém querendo dar dicas de como emagrecer e se manter magro.
Eu resolvi não dar dicas, resolvi escrever um pouco sobre a capacidade de memória das suas células e porque é tão difícil emagrecer e se manter magro.
Você já tinha ouvido falar na memória celular? Sim, suas células não tem mini cérebros, mas gravam informações de acordo com os processos que mais realizam no dia a dia. Você pode estar se perguntando: “E desde quando elas guardam essas informações?”, respondo: Desde quando estamos na barriga nas nossas mamães!!!
É sim, cada estímulo que recebemos desde o que comemos e quais os processos metabólicos mais realizados, são registrados “celularmente” de forma que quando começamos um processo de reeducação alimentar nossas células ficam lutando contra os novos nutrientes que ingerimos e os novos mecanismos que precisaremos utilizar para o gasto de energia com a novíssima rotina de exercícios físicos estabelecida.
Então, emagrecer é fácil? Negativo. É difícil de mais!
Se você faz parte do grupo de pessoas que quer ser magro, comece sabendo que será uma tarefa árdua e que não tem começo, meio e fim, mas sim, constância do início até enquanto você estiver vivo!!! De uma vez por todas, é uma decisão de mudança de vida, não de ficar magro para o verão.
Para deixar mais claro o que estou tentando dizer, nosso organismo funciona mais ou menos assim: se somos estimulados a vida toda a alimentos com alto teor calórico, construímos um modelo celular para armazenar as sobras do que não usarmos como energia para as tarefas diárias, na forma de gordura.
E assim, a vida toda seremos bons armazenadores e pouco gastadores de energia. Da mesma maneira, se não estamos acostumados a realizar exercícios físicos, nosso metabolismo de anabolismo muscular (ganho de músculo) está praticamente desligado. Então, mesmo que a proteína seja ingerida (a maior fonte nutricional para formação muscular), ela se transformará em gordura.
E agora, como mudar isso?
Insistência…
Constância…
Perseverança…
Até que seu metabolismo comece a se ajustar para novas memórias celulares. E, infelizmente, já se sabe que esse processo demora mais de dois anos!!!
Então vamos para o resumo da opera.
Precisamos manter a determinação de uma alimentação o mais saudável possível, na maior parte dos dias, com nutrientes ricos e adequados, expondo-se ao mínimo possível de produtos industrializados, para que nossas células comecem a ser estimuladas de maneira diferente. E, somente o exercício físico constante, é capaz de mudar os processos celulares para passarmos de armazenadores a gastadores de energia.
Faça o exercício ser parte da sua vida diária!
Estimule os seus filhos desde pequenos a uma rotina mais saudável!
Sempre há tempo para mudanças, não desanime de ser magro, em qualquer época da sua vida que tome essa decisão!
Confie que você consegue fazer diferente.
E conte sempre conosco para lhe ajudar.
Sócia e Diretora Técnica da Franquia DoctorFit, Médica e Profissional de Educação Física
Escreva seu comentário sobre esse post!