Iniciamos hoje uma série de conteúdos te ensinando a desenvolver o marketing digital do seu estúdios de treinamento. Para começar, falarei um pouco sobre impulsionamento, campanhas e publicações orgânicas.
Para você entender melhor, quando falamos de conteúdos e contatos orgânicos estamos falando de tudo aquilo que foi gerado em nossas redes sociais de forma gratuita, seja um post que fizemos ou então um prospecto que chegou até nós através de um post que não teve investimento patrocinado.
Nós sabemos que a cada dia que passa o alcance orgânico das nossas publicações é reduzido e isso acontece devido a vários fatores: mudanças de estratégias do Facebook, alterações nas formas de construção da linha do tempo etc. A razão para essas alterações é que cada vez mais o Facebook quer exibir conteúdo inédito e de qualidade para seus usuários, e também quer que você receba em sua linha do tempo posts do seu interesse e do seu círculo de amizade. É claro, sem deixar de exibir conteúdo patrocinado.
Então, o que devemos fazer para saber qual tipo de conteúdo mais interessa a nossa audiência? Primeiramente devemos estudar nosso público e verificar quais tipos de postagens mais geram envolvimento de forma orgânica. Dessa forma, podemos adaptar nosso cronograma de publicações de modo a tornar nossa página mais atrativa ao nosso público-alvo.
No entanto, qual é a primeira coisa que vem na cabeça dos gestores e algumas agências quando se pensa em aumentar o alcance? Vamos impulsionar nossas publicações para atingirmos mais público e conseguir mais curtidas, certo?
Errado!
Hoje se fala muito das métricas de vaidade, ter milhares de curtidas e envolvimentos pagos, compras de seguidores e etc. Na cabeça de muita gente, esses números por si só já bastam. Porém isso vai totalmente contra a ideia de ter conteúdo de qualidade e seguidores qualificados. E o que são seguidores qualificados? São aquelas pessoas que realmente querem consumir o seu conteúdo. Elas curtem, comentam, se envolvem com a sua publicação, e, no final das contas, são justamente eles os seus potenciais clientes! Entenda que “número de curtidas alto” não paga as contas do seu estúdio! Ter milhares de seguidores frios não paga os salários dos seus colaboradores! É muito melhor que você tenha 500 seguidores reais, envolvidos e se tornando clientes em potencial do que ter milhares de seguidores frios, que muitas vezes sequer curtirão o que você posta.
Então, o que devemos fazer?
Em um primeiro momento, esqueça os impulsionamentos para conseguir curtidas! Vamos deixar isso para o futuro, quando tivermos dinheiro de sobra para gerar mais alcance e não estejamos tão focados em lotar o estúdio de clientes (se você já tem dinheiro de sobra e quer fazer isso, beleza, mas continue a leitura).
Vamos partir para o nosso foco: conquistar os clientes! Faremos isso em forma de campanha, com anúncios patrocinados, que podem ser em forma de vídeos, imagens, carrossel, stories etc. O objetivo é chamar o cliente para o nosso estúdio, seja o convidando para uma aula experimental ou oferecendo um pacote de treinamento. Tudo o que desperte a sua atenção e o faça querer saber mais sobre aquilo. Nessa fase, planejamento e análise diária são essenciais para verificar se estamos tendo retorno. Com as campanhas, iremos entender nossos custos por cliente e poderemos, então, adaptar nosso investimento.
Enquanto a campanha está nos trazendo contatos pagos, nós não devemos nos esquecer do nosso cronograma de posts orgânicos. Vamos começar produzindo conteúdo de qualidade e criando uma rotina de publicações. Faça uma análise do tipo de conteúdo seus seguidores mais interagem e refaça o seu cronograma de postagens.
Agora, você deve estar pensando: Tá bom e como eu faço tudo isso?
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Nele, vou te passar de forma rápida um passo a passo de como criar a sua campanha, tudo o que você precisa saber e configurar para dar o pontapé inicial no Marketing Digital da sua empresa.
Aconselho você a nos acompanhar semanalmente, pois falarei de muitos outros itens em novos artigos.
Combinado?
Qualquer dúvida deixe um comentário e vamos trocar ideias!
Um forte abraço.
Consultor de marketing digital pela Alb Digital e Gestor de marketing na DoctorFit Franquia.
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