Nos primórdios do marketing, antes da popularização das redes sociais e dos anúncios em plataformas digitais. Montar uma estratégia de marketing parecia ser uma coisa que apenas empresas gigantes poderiam fazer. Anunciar na TV, no rádio, conteúdo publicitário em revistas, jornais e demais mídias padrões do que chamamos de marketing off-line.

Com a popularização do acesso a internet, do avanço da tecnologia e das redes sociais, sugiram muitas formas de anunciar sua empresa de forma on-line e com orçamentos menores e escaláveis. E isso fez com que o boom dos anúncios on-line abrisse as portas do marketing para micro, pequenos e médios empreendedores.

Essa tendência de se trabalhar o marketing digital das empresas abriu até novos segmentos de trabalho. Hoje você contrata um copywriter para escrever um texto de vendas que converte. Você pode contratar um designer para reestruturar o seu site e deixá-lo mais comercial, ou então, criar uma página de captura para o seu produto/serviço. Você contrata uma empresa ou pessoa para fazer a gestão das redes sociais. E pode contratar uma agência ou pessoa para cuidar da gestão de tráfego da sua empresa.

Hoje, na era dos dados, a grande parte das vendas de uma empresa se origina do digital, com a questão pandemia que estamos vivendo hoje, abriu a mente de muitos empreendedores para a transformação digital de seu negócio. Por mais que ainda exista muito espaço onde sua empresa pode explorar para aparecer de forma patrocinada na internet, essa tarefa já não é um mar azul igual quando começou e exige de você um pouco mais de tempo, dinheiro e planejamento para que possa colher bons resultados.

Mas afinal, o que é o tal do tráfego?

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O que é tráfego pago? #1 – Pocket da Live DoctorFit

No dicionário a palavra tráfego é denominada como: Movimento, circulação de trens, de veículos (numa rodovia) ou de aviões; trânsito: tráfego terrestre; tráfego aéreo.

Agora, traga isso para o digital, tráfego é toda a movimentação de pessoas que consomem um conteúdo, seja ela num blog, na rede social em um vídeo. Diferente do trânsito o tráfego na web é algo muito bem-vindo pelas empresas, pois obviamente, quanto mais pessoas trafegam por seu conteúdo, em tese, mais conversões você vai conseguir!

Hoje na internet, você consegue atrair tráfego para o seu conteúdo de várias formas, mas citando duas principais seria o tráfego orgânico e o tráfego pago tema do nosso artigo de hoje.

Tráfego orgânico: É aquele natural, ou seja, o usuário chegou até seu conteúdo sem a necessidade de você investir dinheiro para atrai-lo. Mas aqui, o jogo é lento e vai acontecer naturalmente e vai depender muito da qualidade do seu conteúdo, algoritmo da ferramenta e outros fatores. Existem várias técnicas para conseguir isso em escala com o tempo, podemos falar em outro artigo.

E o tráfego pago o que é?

Ao contrário do tráfego orgânico, o tráfego pago, como o nome já diz, é todo o acesso que você consegue atrair para o seu conteúdo investindo dinheiro em disseminar ele. Seja através de campanhas patrocinadas no Instagram, Facebook, Google, Youtube entre outras mídias. Mas como no orgânico você concorre com outros conteúdos. No tráfego pago o seu anúncio concorre com outras empresas. Por isso, a necessidade de analisar muito bem o seu conteúdo, o seu financeiro e os dados que você já tem, para montar um planejamento estratégico de marketing.

Não há necessidade de fazer um planejamento complexo com previsão para 5 anos da sua empresa e centenas de páginas de coisas que nunca serão executadas. A gente sabe que o planejamento de hoje, muda amanhã, cenários mudam, tecnologias mudam, o consumidor muda.

Você pode fazer um planejamento de uma campanha que você vai executar no mês que vem, na sequência você analisa os dados e ajusta melhorias na estratégia e na campanha. E assim você vai evoluindo a estrutura de marketing da sua empresa. Você é quem define o seu ritmo e onde quer chegar. Quanto mais preciso forem seus dados e melhor otimizado foi o seu orçamento. Melhores serão seus resultados.

Posso fazer por conta própria ou preciso contratar alguém?

As duas alternativas estão corretas, se você tem pouco investimento e tem paciência para aprender, executar e ir aprendendo no caminho com os resultados. Ok, faça você mesmo. Estude sobre Gestão de Tráfego, Facebook Ads, Google Ads e seja feliz.

Agora, se você precisa de uma maior agilidade no retorno dos resultados, ou executar estratégias mais complexas rapidamente, talvez o ideal seja você ter alguém especialista nisso para te ajudar. Isso não quer dizer que você vai ter um resultado milagroso em um curto espaço de tempo. Mas, com alguém que já saiba o que fazer, onde clicar e que tenha alguma experiência anterior, você pode sim direcionar melhor o seu investimento.

Porque eu digo isso, pois você tem infinitas possibilidade de segmentação de público, e você precisará de experiência nisso para conseguir atrair um público mais aquecido e potencializar suas vendas. Fazer com que uma pessoa que não te conhece, passe a conhecer você e ir consumindo o seu conteúdo até virar cliente, o famoso, funil de venda.

===== Leia aqui sobre funis de venda e jornada do cliente

Mas é importante que você entenda do assunto, mesmo que você tenha clareza que irá delegar essa função, você precisa saber o que é, como funciona, entender os processos, até para alinhar melhores expectativas com o seu gestor de tráfego e até trocar ideias mais concretas com sua equipe de marketing. Afinal, o especialista em seu produto/serviço é você, e não o carinha que vai fazer seu produto/serviço chegar até o seu cliente.

Comece a aprender como cada ferramenta funciona

Então, entendemos que tráfego resumidamente são as pessoas que consomem seu conteúdo, e tráfego pago é comprar espaços publicitários para levar o teu conteúdo até essas pessoas.

Primeiro você precisa conhecer as ferramentas que você vai precisar utilizar, vamos falar dos principais: Facebook Ads e Google Ads.

Campanhas no Facebook e Instagram

O Facebook Ads será a ferramenta responsável por você administrar as campanhas da sua página do Facebook e do seu Instagram. É uma ferramenta completa para você estruturar campanhas com segmentação de público e muito mais.

Sugiro que você leia a central de ajuda da ferramenta para entender o funcionamento.

Saiba o passo a passo para criar uma campanha leia esse artigo. Tem um e-book grátis lá para você.

Campanhas no Google.

Em nossas próximas lives e artigos podemos dissecar também as campanhas de Google, mas aqui também indico que você leia a central de ajuda da plataforma para que você entenda o processo de criação de campanhas.

Esse artigo teve a intenção de te mostrar o mundo do tráfego pago na internet. Para que você comece a entender como funciona e buscar aprender mais e mais.

Aos poucos vamos dissecando cada conteúdo.

===> Indico também essa leitura: QUAIS CAMPANHAS DEVO FAZER PARA PROSPECTAR ALUNOS NAS REDES SOCIAIS?

Espero que tenha sido proveitoso.

Obrigado por dedicar o seu tempo!

Até a próxima.

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