O ARTIGO MAIS COMPLETO QUE VOCÊ IRÁ LER NA INTERNET!
Essa pesquisa de como montar um estúdio de Treinamento Funcional é feita em média por 4.700 pessoas num mês. Então decidimos construir um artigo completo para você saber cada passo de como colocar um estúdio sozinho, do planejamento zero até a inauguração.
Vamos falar de todos os detalhes do nosso negócio e mostrar os número de como construímos os nossos estúdios. Do planejamento até a inauguração e mentoria constante. Do financeiro até o contábil. Do administrativo até o marketing, enfim todas as áreas que envolvem um negócio de sucesso.
Então, sem mais enrolação…
ETAPA 1 – PLANEJAMENTO FINANCEIRO
Se você falha em planejar, você está planejando para falhar!
Regra de ouro de qualquer negócio. Você tem que ter todos seus números em mãos.
Eu sei que esse é o número principal que você procurava aqui. Então toma lá. Para montarmos um estúdio da DoctorFit precisamos de R$ 35.000,00 a R$ 70.000,00 e levamos de 45 a 60 dias para inauguração.
Esse é o ponto principal do artigo, mas leia até o final, pois não vai adiantar você saber quanto vai gastar se não souber onde e como.
O primeiro detalhe que pode alterar esse custo do negócio é se o local que estamos alugando precisa de melhorias ou não, o segundo ponto é o capital de giro. Todo negócio tem que começar com pelo menos 2 a 3 meses de capital de giro, logo nossos estúdios são construídos e formatados para possuírem baixo custo fixo e rápido processo de venda, visando batermos logo o Breakeven (Ponto de Equilíbrio.)
Obs. Em todo o artigo vou manter uma média de R$ 50.000 mil reais para tornar mais claro o Artigo quanto ao processo de construção do mesmo.
Você sabe que irá gastar em torno de R$ 50.000,00 para colocar o negócio, então os dois primeiros dados que você tem que calcular são o ponto de equilíbrio e o retorno de investimento.
Ponto de equilíbrio é o tempo que seu negócio leva para alcançar o capital de giro e se tornar financeiramente estável. Quanto mais rápido for seu Break Even, melhor será a oportunidade de negócio.
Já o retorno de investimento é o montante de tempo que seu negócio demora para retornar o valor investido.
Observação 1 – Se você ainda está inseguro quanto a um novo negócio leia esse artigo que escrevi no blog. https://bit.ly/2x8Nzf7
Abaixo vou fazer uma simulação da nossa empresa, colocando os custos para você entender no papel quando chegaria ao PONTO DE EQUILIBRIO, ao CUSTO FIXO e ao RETORNO DE INVESTIMENTO.
Item | Discriminação | Valor em Reais |
1 | Taxa de Franquia | R$ 10.500,00 |
2 | Investimento em Equipamentos | R$ 10.000,00 |
3 | Infraestrutura | R$ 8.500,00 |
4 | Capital de Giro | R$ 21.000,00 |
Total | R$ 50.000,00 |
Capital de giro foi R$ 21.000,00. Logo, nosso custo ficou o valor de R$ 7.000 mil reais.
Capital de giro de 3 meses.
Custo Fixo (CF) Demonstrativo Mensal:
Item | Discriminação | Valor em Reais |
1 | Internet + Telefone | R$ 150,00 |
3 | Serviços de Limpeza | R$ 280,00 |
4 | Contador + Impostos | R$ 450,00 |
5 | Royalties + Taxa de Propaganda + sistema (variável) | R$ 600,00 |
6 | Despesas Administrativas | R$ 100,00 |
7 | Pró-labore | R$ 000,00 |
8 | Salário professor | R$ 2.000,00 |
9 | Salário estagiário | R$ 000,00 |
10 | Aluguel | R$ 3.000,00 |
11 | Luz | R$ 300,00 |
Total | R$ 6.880,00 |
Custo Variável (CV):
Item | Discriminação | Valor em Reais |
1 | Impulsionamento de Redes Sociais | R$ 120,00 |
Total | R$ 120,00 |
Tabela de preços | 2X | 3X | Ticket médio | |
Mensal | 190,00 | 250,00 | 220,00 | |
Semestral | 180,00 | 240,00 | 210,00 | |
Anual | 170,00 | 230,00 | 200,00 |
Custo hora (CH) e Custo Aula (CA)
Custo hora (CH) da unidade foi calculada a partir do CF +CV, divididos por 240 horas de trabalho mensal (12 horas por dia, 5 dias na semana).
CH = CF + CV / 240 horas
CH = R$ 8.230,00 / 240 horas
CH = R$ 34,29
O Custo Aula (CA) da unidade foi calculado a partir do CH dividido por 2, já que os atendimentos acontecem a cada 30 minutos, segundo o padrão DoctorFit.
CA = CH/2
CA = R$ 17,14
Margem de contribuição por aula:
Modelo Aula | 2x/Semana | 3x/Semana |
Lifestyle | ||
Personalizado | R$ 54,11 | R$ 45,36 |
Ponto de Equilíbrio (PE):
O ponto de equilíbrio foi calculado levando-se em consideração o CF+CV dividido pelo valor médio de mensalidade, levando-se em consideração duas opções: aulas duas vezes na semana e aulas três vezes na semana (Trio 2x/semana e Trio 3x/semana).
Cenário 1:
PE = CF + CV / Média das mensalidades no 2x e 3x na semana
PE = R$ 8.230,00/220
PE = 37 alunos
Cenário 2:
PE = CF +CV / Média das mensalidades dos planos anuais
PE = R$ 8.230,00/200
PE = 41 alunos
Sendo assim, para a unidade ter lucratividade devemos ter mais de 37 alunos no cenário mensal treinando 2x e 3x na semana. Com alunos treinando 2x e 3x na semana no plano anual necessitaríamos de 41 alunos.
Resultado mensal do empreendimento calculado pela média do valor mensal para 2 e 3 vezes na semana.
Número de alunos | Valor Médio de Mensalidade | Faturamento | Lucro |
37 | R$ 220,00 | R$ 8.230,00 | 0 |
53 | R$ 220,00 | R$ 12.320,00 | R$ 4.090,00 |
73 | R$ 220,00 | R$ 16.060,00 | R$ 7.830,00 |
93 | R$ 220,00 | R$ 20.460,00 | R$ 12.230,00 |
113 | R$ 220,00 | R$ 24.860,00 | R$ 16.630,00 |
133 | R$ 220,00 | R$ 29.260,00 | R$ 21.030,00 |
153 | R$ 220,00 | R$ 33.660,00 | R$ 25.430,00 |
186 | R$ 220,00 | R$ 40.920,00 | R$ 32.690,00 |
Provável faturamento das avaliações:
Número de alunos | Valor Médio de Avaliação | Faturamento | Lucro Mensal |
1 | R$ 50,00 | R$ 50,00/3 | R$ 16,66 |
186 | R$ 50,00 | R$ 9.300,00/3 | R$ 3.100,00 |
Observações:
1 – Nossos estúdios comportam até 6 clientes por hora. 3 a cada meia hora. Os alunos ficam de 30 a 60 minutos no estúdio, mas são atendidos semi-personalizados durante 30 minutos.
2 – A respeito de avaliação física: nossos estúdios cobram a média de R$ 50,00 reais por avaliação que obrigatoriamente deve ser feita trimestralmente.
3 – O lucro geralmente tem erro de até 10%, pois a partir de 90 alunos fica inviável você manter o atendimento.
4 – Nosso ponto de equilíbrio ficou a partir do 37º aluno.
5 – Nosso retorno de investimento nesse caso num cálculo não muito agressivo ficaria do 8º ao 16º mês.
6 – Se você vai colocar sozinho desconsidere a taxa de entrada na franquia.
Finalizamos aqui a primeira etapa. Você sabe quanto o estúdio custará, qual o valor terá para cada processo, quando alcançará seu custo fixo e qual será seu retorno de investimento.
Agora vamos para segunda etapa!
ETAPA 2 – CONTADOR, BOMBEIRO E VIGILÂNCIA
Contador – Converse com um contador da sua confiança para explicar a respeito do novo negócio. Ele será responsável sobre sua folha de pagamento, impostos e todo entrave que venha a ter com a prefeitura e órgãos governamentais.
Os custos de um contador em um estúdio pequeno pode sair de R$ 300,00 a R$ 700,00 reais, isso sem contar o valor dos impostos que saem de R$ 500,00 a R$ 2.000,00. Leve em consideração a experiência do contador, mas procure manter seu custo fixo o mais baixo possível.
Bombeiro – Dentro da Franquia possuímos arquitetos e engenheiros que possuem a experiência de desenho de nossos estúdio com as necessidade que os bombeiros pedem, logo se você não possui algum arquiteto ou engenheiro que possua essa experiência procure contatar algum bombeiro para saber se o local comporta um estúdio.
Hoje em dia locais que não possuem saída de emergência, entrada para deficientes e banheiros especiais possuem maior dificuldade de conseguir os alvarás necessários para funcionamento.
Vigilância – Cada cidade possui característica própria, então é fundamental que você procure na sua cidade a vigilância própria e pergunte sobre os detalhes de colocar seu negócio, quais alvarás precisa e como funciona cada etapa.
Algumas cidades não necessitam de dois banheiros para estúdios, enquanto outras consideram fundamental. Procure conversar com o profissional responsável.
ETAPA 3 – ESCOLHA DO PONTO
Aqui é fundamental que você não erre. A escolha do ponto é crucial para o sucesso de qualquer negócio.
Dentro de nossos planos de negócio levamos em consideração vários fatores para escolha do ponto.
Inicialmente escolhemos de 6 a 8 lugares, dando preferência por pé direito alto, rua de baixa movimentação, estacionamento fácil, local seguro, se for em bairro deve ser em bairros que possuem público com poder de renda AB e se o modelo do seu negócio for um estúdio nunca ultrapassar o aluguel de R$ 4.000 reais.
Junto com a escolha do ponto, faça uma análise Swot do local, entendendo seus principais concorrentes diretos e indiretos, seus pontos positivos e negativos, suas ameaças e todos os fatores envolvidos para ser negócio dar certo ou não.
Observação 1 – Em estúdios como o nosso, o lucro está no custo!
ETAPA 4 – ESTRATÉGIA DE MARKETING E VENDAS
Aqui é onde a maioria dos profissionais erra ou não dá a devida atenção, visto que a acreditam que por serem bons profissionais os clientes irão vir até seu espaço. Mas nem sempre assim funciona o mercado, no cenário empreendedor que vivemos o sistema premia o mais arrojado e que entrega o melhor serviço, então além prestar com excelência um atendimento você tem que criar maneiras para que seu cliente venha até seu espaço.
Para cada canal de venda você tem que ter uma estratégia, sendo o objetivo principal sempre trazer o cliente para uma aula experimental. De suma importância que você mostre para o mesmo o seu diferencial como professor e empreendedor.
Atente-se a não querer em momento algum concorrer com academias ou estúdios que possuam maquinários. Na visão leiga do cliente quanto a fisiologia, biomecânica, uma academia ou estúdio que possui maquinários sempre entrega melhores resultados que um estúdio que tenha apenas halteres, barras e kettlbelss.
Foque em resolver o problema do cliente. Seu principal diferencial tem que ser resolver o problema do cliente e não apresentar maquinários.
Crie um calendário anual de eventos para branding e promocional, afim de fortalecer sua liderança no local mas captar alunos o tempo todo.
De início as redes sociais como Instagram e Facebook valem muito mais que rádios e jornais quando comparado a preços e resultados, mas à medida que sua empresa tenha um caixa seguro procure investir em todos os canais de mídia que seu público acompanha.
E para finalizar, tudo que é medido é gerenciado. Se seu cliente não está vindo o erro está no marketing, se o seu cliente não está fazendo aula o erro está no professor agora se o seu cliente está vindo e fazendo aula mas não está assinando o contrato o erro está na sua abordagem de venda!
Observação 1 – Crie uma campanha de abertura que traga muito aluno. Neste momento além de apresentar o seu negócio é fundamental que você chegue logo no seu break Even.
Observação 2 – Separe um horário diário para marketing. Não erre nesse ponto.
Observação 3 – Escrevi um artigo sobre vendas no blog, se necessitar de ajuda clica aqui. https://bit.ly/2I3yH3x
ETAPA 5 – ADMINISTRATIVO.
Também o gargalo dos professores de educação física, GESTÃO. Em toda nossa experiência auxiliando educadores a empreenderem são pouquíssimos que se dedicam a fazer cursos específicos de como gerenciar o seu negócio, de como tornar o estúdio uma empresa saudável para que seja possível construir um futuro através dela.
Sempre que vamos inaugurar um estúdio passados de 3 a 5 dias na cidade do franqueado treinando administrativo, financeiro, marketing e técnico para ele focar em tocar o negócio como uma empresa e não como um profissional de educação física que tem um estúdio.
Logo se você não possui experiência e não tem um apoio por traz como uma franqueadora procure se preparar antes de abrir seu negócio. Hoje existe muitos cursos gratuitos sobre gestão, vendas, marketing e órgãos que oferecem consultorias gratuitas.
Observação 1 – Você tem que saber seus números na ponta da língua. Empresário que quebra negócio 100% da vezes é por que não sabe seus números, então esteja sempre atento a seus números.
Observação 2 – Esteja sempre fazendo pesquisa de satisfação com seus clientes, é importante não cair em uma zona de conforto.
Observação 3 – Você não tem que ser um profissional de educação física trabalhando num estúdio, você tem que ser um empreendedor, logo foco tem que ser total em estratégico e não apenas operacional.
Observação 4 – Se precisa entender mais sobre números leia esse artigo aqui. https://bit.ly/2NHmvYE
PARTE FINAL
Se você é um empreendedor que já tem uma expertise no mercado, tudo que comentei até agora já é sabido por você mas se você está começando a empreender esses passos que escrevi devem estar no seu negócio, então não comece um estúdio sem ao menos estudar o mercado e planejar-se.
Não escrevi os aparelhos necessários para começar um estúdio próprio pois isso vai depender de cada programa de treinamento que venha a ser desenvolvido no negócio.
Possuímos um sistema próprio que foi construído depois de muito trabalho duro pela doutora Clarissa Simoni e dentro desse sistema possuímos programas de treinamento que vão desde pós-reabilitação de clientes até performance, passando por objetivo normal de academias como hipertrofia.
Para finalizar espero que possa ter ajudado a tornar mais claro esse pensamento quando a começar a empreender e qualquer dúvida manda um WhatsApp para o número (49) 99966-2885.
Um abraço e até a próxima!
Sonhador, determinado e construtor de um mundo melhor, através do empreendedorismo e da saúde. Sócio da Franquia DoctorFit.
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